CLAYTON FERNANDES

Mentor e co-criador de Centro de Inovação e Pesquisa em Agronegócio, Relações Institucionais da Frente Parlamentar em Prol do Agronegócio, Diretor Executivo e Consultor (Energia e Comunicação)

Conceito agronegócio

O processo de transformação da agricultura acompanhou a evolução do setor agrícola norte-americano. Nesse contexto, devido aos estudos dos professores da Universidade de Harvard, John Davis e Ray Goldberg, surgiu em 1957, o termo agribusiness, que coloca a derivada da utilização de diversos processos produtivos e de serviços na nova realidade da agricultura.

 

Segundo esses autores, agribusiness é “a soma das operações de produção e distribuição de suprimentos, das operações de produção nas unidades agrícolas, do armazenamento, processamento e distribuição dos produtos agrícolas e itens produzidos a partir deles.”

 

O conceito visa dar amplitude ao termo agricultura, para antes da porteira até o após a porteira em todas suas relações e desdobramentos de mesmo sentido econômico.

 

Em síntese, o agronegócio é composto por inúmeros sistemas ou cadeias agroindustriais (SAGs, termo em inglês, ou CAIs). Nas cadeias agroindustriais participam todos os envolvidos na produção, processamento e marketing e distribuição de produto específico. Assim, no antes da porteira estão envolvidos todos os insumos, em sentido latu, necessários a produção e no segmento depois da porteira: composto por etapas de processamento, logística e distribuição de produtos até o consumo final.

O agronegócio é toda relação comercial e industrial que envolve a cadeia produtiva agrícola ou pecuária. 

CONSULTORIA

Inteligência & comunicação

agronegócio

Relações institucionais

complexo AGRO e ENERGIA

wb.png
agencia embrapa news.png

©  Copyright 2013 - 2019  Clayton Fernandes

#EficiênciaAgroEnergia

  • LinkedIn ícone social
  • w-facebook
ap.png